À tua procura...

" Quem não compreende um olhar, tão pouco compreenderá uma longa explicação..."Ás vezes é dificil falar contigo então mando-te por aqui algumas das minhas mais intimas confissões pode ser que um dia as oiças...

terça-feira, março 11, 2008

Não entendo... alguém que me saiba explicar...


Ás vezes gostava de saber como a maioria das pessoas são criadas, se quando nascem os pais lhes ensinam a serem pessoas, seres humanos, ou se simplesmente os deixam livres para virarem animais, virarem máquinas controladas por um comando qualquer...

Não sei que tipo de educação os pais dão aos filhos, e não falo só nós dias de hoje, falo no geral, pois não venham com falsas modestias a dizer que antigamente a educação era diferente, que antes se respeitavam e hoje ninguém respeita ninguém... pois bem eu não acredito nisso, acredito que ainda continua a haver pais que, pura e simplesmente não sabem educar um filho ou porque nunca lhes foi incutido tal coisa, ou porque como foram educados rigidamente agora são "moles" com os seus filhos, não entendo...

Os meus pais não me derem uma educação rigorosa, nem tão pouco foram moles, levei uns tabebefes quando os tinha que levar e por vezes quando não os tinha que levar, mas pronto lá fiquei com elas para os dias em que os merecia e não os levei, não quero com isto dizer que se deve bater nas crianças, não, mas também um tabefe nunca fez mal a ninguém...cresci num ambiente saudável, em que tinha que respeitar as pessoas e quando não as respeitava já sabia que haveria castigo, e o castigo não era só proibir de ver tv, cortar a mesada (que não tinha) nem coisas deste género... ou o que quer que hoje em dia fazem, era ouvir umas quantas palavras que magoavam, que doíam e que me endureceram para a vida real...

Hoje em dia não posso dizer que sou a pessoa mais bem educada do mundo, nem tão pouco nem mais ou menos...mas tenho algo que os meus pais me ensinaram... a respeitar o próximo podendo concordar ou discordar do que falavam, a ter vontade própria e acima de tudo a respeitar o ser humano, como alguém que merece ser respeitado, a respeitar para ser respeitada...

Ensinaram-me a que deveria crescer sabendo fazer um pouco de tudo, não a dominar os assuntos todos mas pelo menos a ter uma noção das coisas, a ser polivalente, a saber como me deparar com os obstáculos da vida e hoje em dia sei fazer um pouco de tudo e a defender-me do mal e mesmo do bem...

Contudo às vezes olho para trás e fico surpreendida com a quantidade de pessoas mais novas e mesmo mais velhas que eu que não sabem o que é a vida... que não são capazes de fazerem o que quer que seja sem ser pressionada a tecla de controle... são máquinas que não pensam, não hajam e não vivem...
Não tinha grandes brinquedos tinha os suficientes, e os que não tinha encontrava algo parecido que servisse esse propósito, lembro-me de nos dias de frio em que a agua corria pela velha estrada e virava uma pista de gelo, nada como pegar numa velha caixa de cerveja que servia de carrinho do gelo... uma maravilha... meus amigos quem não tem cão caça com gato e era o que nós fazíamos e continuamos a fazer... em todos nós existe um MacGyver, só precisamos de o fazer aparecer... ele está sempre presente... de uma forma ou de outra, não podemos é ser demasiado passivos e não saber resolver os problemas... é tudo uma questão de aprender bem a lição... de sabermos educar e ser educados...

7 Comments:

  • At 11:01, Blogger caditonuno said…

    Ó tu! Está aí alguém? Heeeellllloooooo!!! Fiiiuuuu iiiu!!! Passa lá por minha casa que tens um desafio pra esta semana! Coisa simples, nao te preocupes.

    Se vieres com tempo avisa que eu faço um lanche, ok?

    P.S: concordo com o que tu disseste. cada vez há mais "selvagens"!

     
  • At 12:23, Blogger Sónia Miranda said…

    Concordo!! E mesmo os valores, estão tão alterados... hoje em dia desrespeita-se tudo, não há ética, não há códigos de conduta.. é o vale tudo...nem quero imaginar como é que vai ser daqui a uns anos..
    Beijinhos***

     
  • At 17:13, Blogger MR. HEAVY said…

    muito bom este post....

     
  • At 21:35, Blogger Ly said…

    Beijo.

     
  • At 00:54, Blogger just_me said…

    Concordo contigo. Há por aí muita criancinha que devia ter mais um par de estalos de vez em quando e menos uns brinquedos. Há muitos paizinhos que acham que uma boa educação é sinónimo de dar um quarto cheio de brinquedos da moda. Enfim! Depois admiram-se.

     
  • At 11:43, Blogger JOY said…

    Olá Shadows

    Estou totalmente de acordo contigo,falta ás vezes estes putos levarem uns tabefes como nós levavamos cada vez que colocavamos os pés em ramo verde,não têm educação,respeito,e estas coisas são ensinadas e incutidas por nós ,pais e mães e não por uma qualquer televisão .Estes putos hoje têm tudo e mais alguma coisa não dão valor a nada ,nem são estimulados a puxar pela imaginação. Eu junto dos meus faço tudo para que tenham a noção da realidade,custa ? claro que custa ,mas iria custar mais se soube-se que estaria a criar seres sem prencipios e sem respeito pelo próximo.

    Fica bem
    Joy

     
  • At 22:35, Blogger Pedro said…

    Olá.

    Na minha opinião o que acontece hoje em dia é que os pais são cada vez mais permissivos, e não creio que seja para os compensar da falta seja do que for!!!
    É a sociedade urbana que torna as coisas assim. Vivemos mecanizados e nunca fomos programados para educar!

    beijinhos

     

Enviar um comentário

<< Home