À tua procura...

" Quem não compreende um olhar, tão pouco compreenderá uma longa explicação..."Ás vezes é dificil falar contigo então mando-te por aqui algumas das minhas mais intimas confissões pode ser que um dia as oiças...

segunda-feira, maio 28, 2007

Adágios Populares... para todos os gostos...



Os ditados populares, ou adágios como preferirem, são algo que nos povoam o dia a dia... é que enquanto respondia a alguns dos meus comentários reparei que nós os tugas temos muito a mania de responder com um adágio, mas não somos os únicos ao que parece os nossos hermanos espanhóis também gostam de o fazer ( à dias vi uma entrevista do Jay Leno ao António Banderas em que ele também falava nestas expressões populares lá para os lados deles, claro que os americanos não percebiam nada, imaginem se eles ouvissem os tugas...).


Eu tenho muito por hábito usar a expressão "só se lembram de Santa Barbara quando troveja", o problema é que eu também só me lembro dela nessas alturas... ou quando começo a ver o caso mal parado e só me lembro de usar esta expressão...


E quando vamos a casa de alguém que trabalha ou com bebidas ou comida e nunca têem aquilo que representam e nós tanto gostamos??? é claro que nos vem logo à cabeça..." Em casa de ferreiro espeto de pau..."


É pá e aqueles cromos que conhecemos desde pequenos e que nunca mudam... "pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"


Um que eu gosto de dizer é aquele de "vozes de burro não chegam ao céu..."


E lembro-me de andar no 7ano e disse a minha professora de matemática (os meus colegas não se calavam, ela mandava-os calarem-se e eles nada e eu Chica esperta virei-me e disse) "Quando um burro fala os outros baixam as orelhas"... tão a ver o filme... EXPULSA da sala, foi a única vez que fui expulsa e como podem ver inesquecível... éh pá eu só estava a dizer o que os velhinhos sempre falavam... e a gaja não percebeu... ou eu era muito inteligente...eheheheh`


"Fia-te na Virgem e não corras"...


Também há as derivações que eu gosto de fazer, como " Quanto mais prima... mais se lhe arruma", "para baixo todos os santos dão a mão agora para cima..."


E como "Roma e Pavía não se fizeram em um só dia" é a vossa vez!!! Quais os que mais utilizam???


Etiquetas: ,

21 Comments:

  • At 15:58, Anonymous Anónimo said…

    Visita

    http://elasticodacueca.blogs.sapo.pt

     
  • At 16:00, Anonymous Anónimo said…

    Visita

    http://elasticodacueca.blogs.sapo.pt

     
  • At 16:41, Anonymous Anónimo said…

    Não gosto muito de próverbios, mas ouvi a minha avô dizer muitas vezes que..."quem muito confia, pouco ama"...

     
  • At 22:17, Blogger Topo de Gama said…

    Hummm um dito popular que eu goste.. deixa ca ver:

    - qd a esmola é grande, o santo desconfia!!!!!!!!! gosto dessa :D

     
  • At 22:36, Anonymous Anónimo said…

    Utilizo imenso o ingles "Sticks and stones can break my bones but words cannot affect me!"


    E só penso eu!

    :)

     
  • At 22:49, Blogger ... o lugar que eu sou said…

    ... e já cá faltava:
    "Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar!"

     
  • At 01:27, Blogger Rui said…

    Outro:
    Depressa e bem, há pouco quem.

    P.S. acho k é assim

     
  • At 04:36, Blogger Inês Almeida Lima said…

    Embora não costume usar muito conheço alguns.
    Os de que me lembro agora são:
    Atrás de mim virá quem bom de mim fará.
    O bom julgador por si se julga.
    Grão a grão enche a galinha o papo.
    Cão que ladra não morde.
    Filho és, Pai serás, como fizeres assim acharás.
    Vozes de burro não chegam aos céus.
    A cavalo dado não se olha o dente.
    Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.
    Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu.
    Filho de peixe sabe nadar.
    Não há fumo sem fogo.

    An apple a day keeps the doctor away.

    On y soit qui mal y pense
    Après moi le déluge.
    A vaincre sans peril, on triomphe sans gloire.
    La raison du plus fort est toujours la meilleur.

     
  • At 09:27, Anonymous Anónimo said…

    Olá!!!

    Amei ver este post...
    Tá muito giro...
    Eu tambem fui expulsa numa aula por causa dessa frase... "Quando um burro fala o outro baixa as orelhas..."... Foi numa de Francês... A stora era francesa... secalhar não percebeu o k é k eu kis dizer...

    Vou continuar a vir cá...

    Beijinhos...

     
  • At 09:31, Blogger Shadows in Love said…

    Fá: e olha que a tua avó estava certa...

    Topo: e não é de desconfiar???

    DAniela: e será que as palavras não afectam???

    Lugar: é verdade agarra um pelo menos...

    Rui: Tal como a minha mãe diz "quem quer manda, quem quer anda..."

    Inês: afianal não somos os únicos a usar as ladainhas...;-)

     
  • At 09:36, Blogger Shadows in Love said…

    Patricia: cá te espero... pois a prof. não compreendeu as nossas boas intenções...

     
  • At 14:17, Blogger Bolacha Maria said…

    Devo dizer que deliro com ditados polpulares, parece haver um para cada situação da vida!!! QQ dia faço uma compilação.

     
  • At 22:54, Blogger Mulheka said…

    Uhmmm... o meu? Cá se fazem cá se pagam!

     
  • At 09:20, Blogger Chris said…

    Hello, you have a wonderful blog, can you please contact me at linkexchange@edenfantasys.com? I have something to discuss with you
    Regards, Chris
    (Please can you delete this comment after your decision?)

     
  • At 11:23, Anonymous Anónimo said…

    Afectam... e é precisamente para isso que uso esse ditado. Para me lembrar que apesar de me afectarem, não o deveriam fazer :)

     
  • At 11:57, Blogger Shadows in Love said…

    Bolacha: todos nós deliramas afinal temos sempre um para cada ocasião!!!

    Mulheka: éh pá esse é forte... fujam dela...

    Daniela: pois é mas as coisas nem sempre são como nós queremos não é??

     
  • At 12:35, Blogger Angel said…

    "quem está mal muda-se..."

    "quem n arrisca n petisca"

    "n faças aos outros o que n gostarias que te fizessem a ti"

    Estes n só os digo como os levo realmente a regra...

     
  • At 15:08, Blogger Shadows in Love said…

    angel... o problema está quando "fazemos orelhas moucas" a esses mesmos adágios...

     
  • At 01:35, Blogger Mulheka said…

    Be afraid, be very afraid lol

     
  • At 02:21, Anonymous Anónimo said…

    "E quem boa cama fizer nela se há-de deitar", ehe. Por acaso tenho o hábito de usar as típicas expressões dos tugas, principalmente porque no dia a dia a minha mãe as usa com alguma regularidade, o que acaba por ser contagiante.
    Tenho ideia que as gerações mais novas já não usam tanto, preferindo o Bué e afins :p
    Beijoca

     
  • At 16:29, Blogger Unknown said…

    Minha cara menina sem nome. Seu blog esta deveras interessante e alegre. Gostei de passar por aqui. Acho que voce é uma pessoa feliz e resolvida. Gosto de gente assim.
    Creio que voltarei por aqui e, passando ai pelo Porto quem sabe um dia possa conhece-la pessoalmente.
    Lamento pelos seus vizinhos...!!!
    Aceite um abraço fraterno desde aqui do Brasil.
    Arnaldo.

     

Enviar um comentário

<< Home